Foto: Stella Bruna F. Gutierrez - Zona Sul de Porto Alegre/RS/Brasil
Inicio esse texto com algumas questões porque acho que se questionar nunca é demais... Claro que existe certa benevolência nisso tudo, pelo simples fato de que tem gente vivendo de mudanças, é nela onde acontece a inspiração, dedicação, responsabilidade, vontade de ir adianta, ou seja, acreditar no resultado. Triste de quem se acomoda, não tenta, não arrisca e nem petisca, e isso é coisa de cada um, afinal, cada ser humano sabe o que melhor para si mesmo.
Confesso que me vejo em um momento de mudanças e já faz alguns meses, sim, ela bateu na minha porta e entrou, nem disse oi, apenas mandou um recado pelo subconsciente, mas li e joguei fora. Se estava preparado? Não, não estava! O que importa é como iria lidar com isso, como faria para virar seu amigo. Meu primeiro passo foi aceitar sua estadia, depois tentar diálogos constantes com muitas perguntas, claro que nem todas obtive respostas e acho que nem teria graça caso tivesse. A interrogação vem junta na mala da mudança e ali fica exposta como um porta retrato olhando para você o dia todo.
Resolvi então rever muitos conceitos de mim mesmo, atitudes e resultados, talvez estivesse na hora de mudar e não mudei, passei do tempo, não tive coragem de encará-la e me atropelou, enfim, trazendo certo trauma interno. Separando o que deve ser separado e colocar no seu devido lugar foi um bom começo, como por exemplo: o que nos acrescenta algo, nos ocupa, faz feliz, faz acreditar, cria forças, esperanças (palavra boa para o dia a dia), todos nós criamos fantasias e sonhos nas nossas cabeças, mas cabe a nós realizá-los, mesmo que fracassem, só por tentarmos é um grande aprendizado, pois é no sofrimento que tiramos os grandes ensinamentos. Somos capazes de tudo é só querer, no caso tentar para atingir o resultado.
Não vou aqui falar de problemas ou citá-los, quero apenas refletir do que pode acontecer constantemente no dia a dia. Fazia muito tempo que não escrevia um texto e percebi que isto estava me fazendo muita falta, antes tinha tanta vontade, tanta força e onde tudo isso foi parar? Lá no vazio, no fundo de alguma coisa, fui atrás até achar e encontrei, está aqui, nessas palavras, quem sabe seja uma dica da “mudança”. Não estou repetindo, estou revisando uma conduta muito importante para mim neste momento. Preciso mudar, é como se eu precisasse estudar para uma prova de um final de semestre.
Por isso que é importante mudar, mesmo que o resultado não seja o esperado.
Obrigado para quem leu até aqui, afinal, é meu primeiro texto de 2012.
Rafael Wenzel Carvalho – 31/01/2012
