Queria saber, não sei, queria tentar, não consigo, queria mudar, é difícil, queria tanto, mas posso? Parar e pensar, querer agir, mudando as reflexões que vai e vem tão rápidas, mas para onde vão eu não sei, o significado delas muito menos.
Vivemos em tantos dias bons, tantos ruins, como reagir a todos? Por que ser assim? Viver assim é complicado, mas por que de tudo isso? É necessário? Talvez!
Decepções agudas me conturbam a cabeça, a inveja tenta me dominar, ela é a inimiga da verdade... Verdade que foi construída com a vida, com os dias, com os adjetivos e substantivos que criamos.
Você se julga demais? Por quais motivos? É tanta vontade de chorar, é repugnante, é inexplicável, porque no seu mundo interior a dor aumenta com os minutos passando, você tenta se distrair, perde o foco rápido, volta, trabalha, estuda, lê, sorri, pensa, se concentra e tenta.
Palavras daqui, palavras de lá, elas acabam vindo do mundo infinito de pensamentos da mente, todos esporádicos, ridículos e mal intencionados, sem sentido nenhum. Levo esse texto para um lado indefinido de uma leitura onde pode-se transparecer coisas nas demais diversidades.
Uma colega de trabalho me emprestou um livro que não passei do segundo capítulo, mas consegui retirar dois parágrafos que achei um tanto interessante, não pelo fato de um dia eu queira ser um Terapeuta. O livro é: Cartas a um jovem terapeuta – Por Contardo Calligaris.
- Uma extrema curiosidade pela variedade da experiência humana com o mínimo possível de preconceito. Você pode ter crenças e convicções. Aliás, é ótimo que as tenha, mas, se essas convicções acarretam aprovação ou desaprovação moral preconcebidas das condutas humanas, sua chance de ser um bom psicoterapeuta é muito reduzida, para não dizer nula.
- Um mesmo sintoma pode ser a razão do sucesso ou do fracasso de uma existência. Se você sofre de insônia, porque, por exemplo, sua história o condena a ser para sempre a sentinela da casa, pode acontecer que você se torne o responsável noturno mais confiável de uma central nuclear ou, ao contrário, que você atravesse a vida de café em café, numa luta extenuante contra o sono que, obviamente, sobra para o dia. Em suma, a insônia não é nem ruim e nem boa.
Retorno dizendo que ler é muito importante, pois se faz adquirir conhecimento, imaginar coisas diferentes e restabelecer idéias. Às vezes não temos dias bons, então é bom escrever um pouco ou fazer qualquer outra atividade para espairecer, enfim, o importante é realmente tentar.
Acredito que escrever é como surfar: a maior parte do tempo você fica ali esperando, até que surja uma explosão no horizonte.
Descobri uma nova pessoa em mim escrevendo, não sei se foi um dom que Deus me deu, que veio a tona só agora, ou demorei para descobrir, parece simples, fácil e prático, mas as vezes parece tão complicado, difícil e complexo. Penso muito nos meus amigos, família, colegas de trabalho e aula, pessoas que nos cruzam diariamente pelas ruas, são tantas adversidades para perceber e pensar, que fica um turbilhão de pensamentos juntos ao mesmo tempo.
Tento não me comparar, tento abstrair, tento tantas coisas, e poucas tem retorno na qual desejamos... Mas tudo tem o seu tempo, nessas horas é bem importante ter uma boa praticidade pra se levar isso como estilo de vida. Expectativas a parte, decepções que te fazem refletir que antes eram tão sem sentido e hoje fazem a diferença consistentemente.
Na verdade a tristeza nem sempre é bem especifica... Conversei com um amigo dias atrás, e ele me falou uma coisa que tenho total consciência: Que tipo de pessoas nós somos, sabendo que têm outras com muito mais dificuldades e problemas... E os nossos são coisas tão abstratas, onde talvez no nosso ciclo de amigos e social, nos faça criar comparações e desejos distantes. Talvez isso possa te ajudar a pensar um pouco sobre o assunto.
Fico pasmo refletindo sobre a comunicação entre as pessoas, como conversas em qualquer lugar, diálogos livres de pensamentos, idéias iguais ou diferentes. Portanto posso obtemperar outro exemplo de uma amiga, onde ela me disse algo sobre o que ocorre por aí e sobre este assunto do texto tão misturado de pensamentos da vida.
- Acho que entendemos algumas coisas... Mas também acho que a proximidade com “as coisas” diferentes nos ajuda a correr atrás dos nossos sonhos. Quando a gente vai ficando mais velho, vai percebendo que em alguns momentos estamos sozinhos mesmo... E que ninguém morre disso. Sinceramente acho que todos nós podemos alcançar o que quisermos, e que essas “fases” de tristeza e reflexão vão nos deixar mais fortes e mais preparados.
Realmente bom e interessante as palavras acima.
Se parar pra pensar, todo mundo tem isso dentro de si, só que vai da capacidade de se livrar de todas essas “coisinhas” desse mundo, como “futilidades”, “culpas” e “preocupações” pra não deixar fluir a paz de espírito da pessoa, que querendo ou não, automaticamente toda a verdade flui naturalmente.
Pensando pelo lado mais complexo, existem várias dimensões de mundo, entende? E a terra está num momento de receber muita ajuda dessas pessoas, pra ver e fazer de tudo para evoluírem, se desprendendo dos materiais e dos “pensamentos” ruins sobre as pessoas, julgamentos e blá blá blá... Muita coisa está acontecendo ao mesmo tempo, é brigas de família, pessoas entrando em dispustas umas com as outras sem motivos, um querendo tirar vantagem do outro.
As energias negativas estão tomando conta de sociedade e é preciso estar muito preparado para que isso não atinja em cheio você... E todos nós humanos, estamos nos disfarçando de humanos. Vivemos nessas dimensões também, e você sabe qual é a sua? Sabe se veio para alguma por algum motivo? Já parou pra se perguntar como você está de espírito amigo? Muitas questões para refletir consigo mesmo.
Não tem jeito, temos que trabalhar bastante, estudar, buscar a sua própria evolução, mas que no meio de tudo isso, não se perder. Como citei antes - com “futilidades”. Às vezes estar no meio de pessoas que só julgam e não fazem nada para o bem de todos ou de si próprio, nos atrasam, e muito!
Entro rápido na questão das drogas, elas realmente atrapalham a evolução das pessoas? Acho que o principal é não ficar esperando isso acontecer e sim agir. Afinal temos que no mínimo tentar viver ao máximo, viver o agora! Seja com elas ou não, cada um sabe o que faz sua vida. Deixo claro que não tenho nada contra elas, pois já usei e hoje penso de maneira totalmente diferente em relação a este assunto. Quer fazer faça, mas arca com as conseqüências futuramente.
Parece que acordo de um sonho, saio dos pensamentos dele e olho pro lado para viver o agora, o real, parece que estou vivendo alguma coisa diferente que nunca vivi. Por quê? Porque estou sempre pensando no que passou ou em alguma preocupação do futuro... É surreal!
Esse é o lance que eles querem da gente, que agente desligue os pensamentos para viver o agora, para que tudo vá acontecendo e fluindo naturalmente. Não é loucura, ok?!
Preste atenção no que vou citar agora: Os pensamentos não são a gente, somos nós mesmos, é a Paz da mente sendo trabalhada. Quando estamos pensando, não somos apenas nós, é mais que isso, entendeu? Sim/Não. Escolha ou alterne sua resposta.
Então o fato é tentar ser você mesmo, ou seja, não pensar muito, para viver o agora em harmonia. Afinal nosso pensamento é muito forte e pode ir muito além do que desejamos, ele pode muitas coisas. Cada um reage de um jeito diferente, mas não podemos esperar que as pessoas tenham as mesmas atitudes que teríamos - isto é crescimento!
Diversas vezes leio meus textos, para ver novamente velhos pensamentos e pareço tão desenvolvido, mas às vezes tão bitolado em algumas situações da vida, ninguém foge disso. Confesso que estou tentando corrigir esse erro, mas querendo ou não, isso acontece com todos, ninguém infelizmente ta livre. Vivemos numa sociedade que nos impõe isso conseqüentemente.
A verdade dói e afasta as pessoas, e a tua verdade nem sempre é a verdade delas, isso já é uma verdade. Portanto cuide o que você fala para as pessoas que gosta e que gostam de você, existe jeito para dizer o que você acha, em cada momento... Mas se não procurarmos compreender, entender e respeitar os sentimentos dos outros agente quebra as amizades, relacionamentos e por ai vai.
Estou tranqüilo, escuto o que devo escutar e guardo pra mim, não crio rancor, tento abstrair pra ver se me acrescenta em algo... Quer falar, pode falar, ninguém proíbe de falar, mas saiba colocar as suas palavras em determinadas situações.
Para encerrar mais algumas palavras importantes para todos nós.
Fique firme, as pessoas boas fazem o bem quando menos se espera, sei como é isso, porque às vezes também precisamos de conforto quando necessário, por isso é importante cuidar ao máximo de nós mesmos, como por exemplo: praticar esportes, se alimentar bem, ler, trabalhar, estudar, ocupar a cabeça de verdade com coisas produtivas e positivas. Acho que todas pessoas odeiam pensar besteira, ou ficar sem fazer nada, você fica entediado e ansioso.
Nunca deixe sua energia parar, ela nos desmotiva, porque quando tu está 100% dedicado e focado em tudo, não para pra pensar besteira... Todos nós vamos indo aos poucos, nem todos os dias são iguais, cada um mostra sua essência de uma maneira diferente e sempre vai ser assim.
Paz e Luz!
Rafael Wenzel Carvalho - 31/01/2011








