terça-feira, 17 de agosto de 2010

Liderança é uma questão de caráter

Pesquisas mostram que uma pessoa faz, em média, cerca de 15 mil escolhas num dia comum. Não estou falando sobre os sapatos que você vai calçar, a cueca que vestirá ou onde almoçará hoje. Estou me referindo às centenas de escolhas que você faz sobre a maneira como vai se comportar com as pessoas que cruzarem seu caminho. Ou seja, as opções de caráter.

Por exemplo: Serei paciente ou impaciente? Gentil ou indelicado? Pretencioso, orgulhoso, arrogante ou humilde? Respeitoso ou desrespeitoso? Altruísta ou egoísta? Indulgente ou implacável? Honesto ou desonesto? Empenhado ou apenas envolvido?

São muitos os estímulos disparados diariamente em direção a cada um de nós, não é mesmo? Contas, chefes, plano de aposentadoria, questões de saúde, faculdade dos filhos, pessoas grosseiras e intolerantes, e assim por diante. Mesmo assim, temos a capacidade de escolher nossa reação.

Há um pequeno mundo de opções entre o estímulo que nos atinge e a reação que decidimos ter. É esse universo que devemos apreender, se queremos ser líderes mais eficazes e seres humanos melhores.

Um bom exemplo é o do soldado que vai para o Vietnã, perde um braço e as pernas, volta para a casa e se torna um viciado em heroína. Um colega de pelotão que passou pelas mesmas experiências, no entanto, se torna senador dos Estados Unidos. Para um mesmo estímulo, uma reação diferente.

A vida não é tanto o que nos acontece, mas a maneira como reagimos ao que nos acontece. Entre o estímulo e a reação existe o caráter-considerando que este reflita nosso empenho em fazer o que é certo, ignorando impulsos ou caprichos e independentemente dos custos pessoais.

Não podemos esquecer que liderança é caráter em ação, assim como desenvolvimento de liderança e desenvolvimento de caráter são a mesma coisa.

- O texto que você acabou de ler, foi lido em uma apresentação de trabalho semestre passado na minha turma, o trabalho era da matéria de TGA - Teoria Geral da Administração. Achei interessante então resolvi postar aqui no Blog. Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário