quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Reflexão!

Quero começar este texto começando por um fator que hoje em dia é mais que importante e sim sobrevivência. Como em alguns casos, início este falando de estudo. Conversando com uma colega minha de aula, comentamos sobre o início do semestre, que, em três semanas, pelo menos um dia entre cinco, não tivemos aula, com os seus argumentos ela me disse:

- É uma falta de respeito, toda semana não tem aula
- Em três semanas não tivemos 3 dias, sem contar os períodos quebrados.


Respondi então:

- Ensino público é isso, infelizmente! Acha que gosto de estudar lá? No caso seria o curso Técnico em Administração em um Instituto chamado Protásio Alves, continuei dizendo. Nem um pouco, mas preciso ser formado em alguma coisa, e preciso passar por certas dificuldades pra colher algo melhor depois, é isso que vejo. É brabo, as vezes fico triste, mas fazer o quê? Me matar é que não vou, então é encarar a vida do jeito que podemos, as dificuldades talvez no nosso meio seja realmente complicado, mas tem gente que vive em piores situações.

Questionei:

- Não sei se tu pensa por ai também?

- Tens toda a razão, mas nao é por ser um ensino, "colégio" público que devemos aceitar certas coisas.

- Claro, respondi, mas eles não estão nem aí, no Parobé (outro curso técnico que fiz onde era público também) era igual, os professores fazem mais que a obrigação em estar lá para dar aula. Se vamos ou não, pouco importa!

- Continuei: Isto porque, o Estado não prega o respeito adequado aos professores, e isso acaba atingindo a nós mesmos!

Foi aí então que entrou uma questão mais pessoal da parte dela, que envolve exatamente a sociedade que hoje em dia vivemos.

- Ontem mesmo revi meu padrinho, fazia três anos que não o via, desde que minha mãe morreu ele nem "tchum" pra mim. Nem perguntou se eu já havia me formado.

- É complicado! Eu sinceramente, as vezes tenho vontade de largar tudo e viajar por aí, trabalhar em qualquer lugar e ir viajando, sei lá pra onde.

- Isso requer dinheiro, e não tá fácil!

- Pois é, tem que juntar!

Posso dizer que vivemos em uma revolta interior, uma coisa dentro de nós repulsa outras, críticas, as vezes construtivas, as vezes diminutivas, tudo isso implica o nosso dia a dia. Estamos em meio a mais uma eleição para Presidente da República, todos com opiniões totalmente diferentes, uns mais revoltados, outros não. Sinceramente é uma palhaçada, pra quem vive no Brasil e ganha bem, pouco se importa, quem ganha mal, acredita na mudança, mas no fundo sabe, que talvez vai morrer e não vai ver a tal mudança!

Procuramos achar saídas para tantas dificuldades, tanto nos estudos, quanto no trabalho diário, dentro de casa, e claro, com os nossos queridos amigos. Sou um legítimo canceriano, na verdade não costumo muito acreditar em signos, mas pelo menos tudo o que li até hoje sobre o meu, se define bem a pessoa que sou. O problema é que, ninguém é perfeito! Não digo por beleza, mas sim de opiniões, maneiras, atitudes, tudo isso influencia uma pessoa de boa ou má índole. Me abalo fácil, desde criança fui assim, hoje me encontro aos 25 anos com este lado muito emocional me atormentando a cabeça e o coração, mas por quê? Não sei! Nem eu mesmo sei! Sei das várias características das "pessoas" que já passaram pela minha vida, muitas ainda estão presentes.

Vivemos de momentos, sempre buscamos os melhores, mas de qualquer maneira acabamos sendo rendidos pelo mau! É verdade, consequência do nosso século XXI, talvez alguém no mundo viva sua vida "perfeita", mas lá fundo, deve saber da realidade em que bilhões de pessoas vivem hoje em dia nos continentes. Buscar o melhor para próprio todos querem, mas muitas vezes as pessoas são egoístas, se envolvem no seu próprio mundo, sem dar chances de conhecer o mundo dos outros, faltando muitas vezes o bom senso, gerando então, brigas, discussões, guerras, mortes, separações, posso dizer que seja a velha disputa do homem atual.

Passei e passo muitos momentos de reflexões sobre a minha vida, sobre tudo, tudo o que somos, o que fomos e o que seremos! Só que simplesmente não vivemos sem outras pessoas na volta, antigamente sim, mas hoje não! Então parte do que comentei logo acima, sobre as "pessoas", elas incluindo principalmente família e amigos. No momento não ando vivendo bons momentos com os meus amigos, mas o erro é meu ou é deles? Já tentei achar a resposta, mas isso só me deixa mais intrigado e nervoso, ansioso. Vejo que muitos nem se preocupam com isto, dão a sua opinião, falam o que pensam e não estão nem aí, seja qual seja o reflexo da atitude imposta.

No último final de semana (21 e 22 de Agosto), posso dizer que foi perfeito! Tudo certo, muitas ondas, mar clássico, sorriso no meu rosto e no rosto dos meus amigos, dois dias bons de muita diversão, contando em brincadeiras a parte e claro as atitudes que as vezes temos, mas não percebemos, alguns guardam pra certas coisas. Foi nessa que entra a situação do que expliquei antes, sobre a maneira como agimos com as outras pessoas, mesmo tentando ser a melhor possível. Então que ontem (24 de Agosto), meio que "briguei" com um amigo o mesmo que viveu esse momento bom do final de semana. Veio a mim e me falou várias coisas que "fiquei chateado", foi nessa que refleti!

- Sempre tento ser o melhor com as pessoas que eu gosto, mas tão sempre procurando defeitos nas coisas ou na maneira que agimos!

- Acabei colocando a culpa na sociedade, já que ela hoje em dia ta f...!

Minha colega mesmo me disse algo sobre minha pessoa, esse defeito que tento corrigir comigo mesmo.

- Rafa, não é bem assim, sabe que eu gosto de você, mas tem dias que tu parece que ta de mau com o mundo e com todos, é a vitima da civilização. Muitas vezes não sei o motivo da tua briga comigo ou com outras pessoas, não to me metendo nisso, da maneira de como tu agi e tudo mais, to falando da gente la na aula, da relação de colegas, de turma entende?

Respondi assim:

- Entendo o que quer dizer, isso sei o que faço as vezes, mas em alguns casos, é "viagem" das pessoas em pensar algo tão impulsivamente, foram erros meus, todo mundo erra na vida. Todos criam ideias que muitas ocasiões não tem cabimento, posso me defender óbvio, mas na maioria das vezes prefiro ignorar.

Tentei aqui ser o mais explícito possível nas palavras, o mais correto em pensamentos, mas o meu momento em relação as amizades está péssimo, fico muito chateado em brigar com um amigo. Tu compartilha tantos momentos bons, e num lance de 15 minutos, várias palavras apaga tudo, é como uma pessoa próxima me disse.

- Amizade é como qualquer outro tipo de relação, há momentos bons e momentos ruins!

Não é fácil, se fosse, que graça teria? Só quero o devido respeito pelo meu caráter, assim como respeito o do próximo, viver no seu mundo e sair criticando, chingando tudo e todos, não leva a nada, a humildade deve prevalecer sempre, mas nem muitos pensam assim. Curioso é se achar o dono da verdade, sem mesmo se olhar no espelho ou pro seu próprio umbigo. Crescemos diante de tantas diferenças sociais, de chances na vida, que até por algo material à mais que temos, queremos levar vantagem, o conhecimento e o estudo se busca para sermos alguém na vida, não para tirarmos vantagem, mas vem do berço o principal ensino: Fazer o bem, sem olhar a quem!
Palavras em um texto pode ser um desabafo ou uma reflexão, mas faz bem pro coração! No momento to tentando abstrair ao máximo as palavras que me deixaram tristes, vou tentar sempre corrigir os meus erros, para sempre ser o melhor com tudo e com todos, mas gostaria da mesma atitude comigo, vitima é quem não se ajuda, quem se ajuda e luta é um vencedor!


Rafael Wenzel Carvalho - 25/08/2010.

PAZ!

Um comentário:

  1. Deus te deu o dom de lembrar das coisas que fala com os amigos no dia a dia e lembrar depois.
    Algo que considero muito difícil por motivos que no seu post explicam tudo. Perdemos o foco e os sentidos. Não dá vontade nem de lembrar do que se fez durante o dia. Não temos recompensa de nada e não somos valorizados! Aproveite esse dom e continue transmitindo essas mensagens para todos!

    ResponderExcluir