terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Não é um lixão, é a orla do Guaíba!

Restos de comida, animais mortos e resíduos jogados na areia fazem a festa dos urubus. Foto: Andréa Graiz

Baixa no nível das águas, devido à estiagem, revela que pessoas jogam nelas todo o tipo de entulho. DMLU lamenta a falta de educação ambiental das pessoas.

Quem esteve ontem (06/01/2011) pela manhã na orla do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a foz do Arroio Dilúvio viu um cenário que lembrava um lixão. Com a baixa no nível da água nos últimos dez dias, resultado da estiagem nos rios que desembocam no Guaíba, todo o tipo de material descartado pela população surgiu ao longo da margem. Sacolas plásticas, garrafas pet, cadeiras, pneus, o esqueleto de um sofá e até carcaças de animais ficaram expostos.

- Falta de consciência:

Enquanto 15 garis do DMLU recolhiam parte do entulho acumulado em frente ao Parque Maruício Sirotsky Sobrinho, o capataz da equipe, José Carlos de Lima, 53 anos, lamentava a falta de conscientização da população:

Em 35 anos trabalhando na limpeza da região, já recolhi de tudo deste Guaíba. Não dá para entender por que as pessoas não percebem o erro que estão cometendo ao maltratar a natureza.

- Mau cheiro permanece:

Três funcionários do DMLU fazem a manutenção diária do trecho. Nas quintas-feiras, a equipe das Ilhas, de José, faz a limpeza “mais pesada”, como os garis costumam dizer. Num dia, eles chegam a retirar duas caçambas de entulho, cerca de seis toneladas.

As pessoas costumam jogar desde geladeira até sofá na água. No mês passado, retiramos da orla uma ovelha inteira sem cabeça e 12 cabeças de cabrito. O problema é que o mau cheiro fica – contou o capataz.

- Secretaria faz ação para conscientizar:

Em 2010, cerca de 25 mil pessoas participaram das palestras e oficinas promovidas pelo Centro de Educação e Informação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Smam). Para a coordenadora do Centro, Jaqueline Lessa Maciel, o tema lixo passa também pela questão cultural:

Muitos pensam que só têm responsabilidade sobre o lixo até fechar a sacola para descartar. Qualquer ação mais simples, como jogar na rua o papel de um bombom, pode ter consequências desastrosas na natureza. É o que vemos hoje com a poluição do Guaíba.

Se, até 2007, o público alvo eram os estudantes, hoje a realidade é outra. Empresas, grupos de mães e associações de bairros têm solicitado o trabalho do Centro.

Nosso objetivo é formar multiplicadores, acabando com a ideia de que o lixo jogado na rua é apenas culpa do poder público que não limpa – afirmou Jaqueline.

Para este ano, o Centro está agendando atividades. Os contatos são 3289-7580 e 3289-7586.

- Nível está caindo:

De acordo com a Defesa Civil de Porto Alegre, em dez dias o nível do Guaíba diminuiu 31cm, marcados na régua instalada no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Ontem, a medição indicou 41cm naquele trecho.

É comum esta diminuição do Guaíba no verão. Nas condições atuais, o nível ainda não causa problemas para a navegação e para o abastecimento porque ele varia muito de um ponto da orla a outro – explicou o chefe do grupo de primeira abordagem da Defesa Civil de Porto Alegre, Márcio Cardoso.

Siga as dicas do DMLU:

- Domingo não é dia de coleta, não exponha seu lixo.

- Não jogue lixo no chão.

- Jamais descarte óleo de fritura na pia ou vaso sanitário.

- Não coloque o lixo para fora de casa em dias ou horários em que não há coleta.

- Confira no site (www.portoalegre.rs.gov.br/dmlu) ou ligue para o 156 e se informe sobre o turno e os dias da coleta de lixo na sua casa.

- Não coloque o seu lixo (comum) nas caçambas que estão recolhendo resíduos da construção civil.

- A água é mais importante do que o lixo seco, por isso ninguém deve lavar embalagens para tirá-las do lixo comum. Nesse caso, deixe lá.

Fontes: ClicRBS.com.br - Diário Gaúcho - Aline Custódio aline.custodio@diariogaucho.com.br (Reportagem realizada em 07/01/2011)

PS: Conscientização é tudo, portanto é importante ressaltar que só com as pessoas/sociedade mudando e agindo para o bem da natureza, podemos garantir um futuro da humanidade, afinal, dependemos dela para sobrevivermos! Não esqueça, LIXO NO LIXO! (Rafael Wenzel Carvalho - 11/01/2011)

Um comentário:

  1. É isso aí Aladim, vamos tomar uma atitude!!! Se falta educação nas pessoas, em breve vai faltar espaço para caminharmos em meio a tanto lixo!
    Vamos agir pelo bem das próximas gerações!
    Beijo Mo

    ResponderExcluir