quinta-feira, 18 de março de 2010

Doe SANGUE...


Ae galera...o zulu sempre mantendo matérias descontraídas e videos maneros pra nós...Salve Zulu!
Mas vamo fala de um assunto ai muito importante...Doação de Sangue!!!
Todos nós sabemos que o sangue é essencial a vida e talz...não vamos transformar o post em aula de ciências...Muita gente recorre ao sangue hoje em dia por varias situações...tratamentos como quimioterapia, cirurgias e transplantes precisam de sangue, além de acidentados e portadores de algumas doenças do sangue (leucemia)!!!!
Hoje em dia é barbada doar sangue...ainda mais pra uma galera saudável e que pratica esportes...Não custa muito...apenas alguns Ml de sangue que rapidinho se repõe pelo próprio organismo...
Pra galera que não é doadora...sem receio, vamo lá...basta se dirigir a algum banco de sangue, desde o hospital Mãe de Deus até a Santa Casa...tem vários lugares...a alguns dias doei, é simples, vá ate o banco de sangue, pegue uma ficha, faça um cadastro prévio, passe por uma triagem onde medem pressão, altura, peso e nivel de glicose no sangue...e logo tu vai pro banco...senta-se numa maca, a enfermeira gente fina, leva um papo...unica coisa desagradável é a agulha que é meio casca mas dá pra tirar de letra...fácil!!!!
Depois se fica uns 10 min tirando o sangue, sai da maca, faz uma rangaceira com suco e bolo ou sanduba...
Tem alguns detalhes pós doação, pra dirigir somente depois de 1h e se hidratar muiiiiito!!!
O cara fica meio cansado mas é so dar uma descansada e se alimentar bem e ingerir bastante água e fica de boooooa..
Algumas
CURIOSIDADES:

- Nosso país necessita diariamente de 5.500 bolsas de sangue.

- 3 vidas são SALVAS a CADA doação

- Cinco são as etapas para uma doação de sangue: cadastro (ou registro) do doador, triagem clínica (inclui teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre sua saúde), voto de auto exclusão, doação propriamente dita e lanche pós doação

- Todo o processo de doação de sangue dura cerca de uma hora.

- Mulheres representam menos de 40% dos doadores de sangue no Brasil

- Anemia é a principal causa de inaptidão à doação de sangue

- Para um homem, após uma doação de 450 ml de sangue: o plasma é reposto em 24 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 8 semanas

- Para uma mulher, após uma doação de 450 ml de sangue: o plasma é reposto em 24 horas, os glóbulos vermelhos em aproximadamente 4 semanas e o estoque de ferro em aproximadamente 12 semanas

“Doar sangue é um gesto de amor ao próximo e à vida.
É uma oportunidade de ajudar sem interesse.
É uma demonstração de solidariedade, de evolução espiritual.
É um ato de fé e bondade. Todos nós podemos precisar de uma transfusão de sangue
e necessitar da doação de alguém.A necessidade de sangue pode surgir em
qualquer família, a qualquer momento.
O sangue humano é insubstituível, e somente pode ser obtido através de doação
de um ser humano a outro. A necessidade nos torna iguais. Doe para receber.”

DOE SANGUE, SALVE VIDAS!


Isso ae pessoal...quem não é doador de sangue vamo lá...sempre é hora de começa...doar sangue é doar vida!!!!E nunca sabemos quando nós ou alguem querido irá precisar...então massa é fazer sua parte!!!!
Salve salve...Valeu pelo espaço mais uma vez Zulu!!!
Aquele Abraço!!!!

2 comentários:

  1. Dale, irado meu irmão, conciência é tudo hoje em dia, ainda mais quando se trata de um assunto sério como este, vamos la galera, vamos tomar coragem e doar sangue, um abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  2. bah brother nunca fiz isso!!!
    nao deve custar nada!

    ResponderExcluir